segunda-feira, 24 de abril de 2017

Comissão da Câmara de Búzios Realiza Reunião Aberta Sobre Segurança Pública
quarta-feira, 18 de janeiro de 2017
Onda de Roubos a Vans Motivou a Reunião

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Búzios realizou uma reunião aberta na segunda-feira(16) para tratar dos casos de violência na cidade neste começo de ano. Só nos dez primeiros dias de janeiro, houve 6 casos de roubos a vans.

“A Câmara está de recesso, mas devido ao grande índice de violência no nosso município a comissão resolveu convidar a todos para essa discussão.", explicou a presidente da Comissão, vereadora Gladys Nunes. Na ocasião também foram apresentados os dados de furto na primeira quinzena do mês: foram 57 casos.

Além dos integrantes da Comissão de Segurança Pública- Gladys Nunes, Josué Pereira e Niltinho de Beloca- a reunião também contou com a presença dos vereadores da Casa, do Tenente Coronel do 25º BPM de Cabo Frio André Henrique de Oliveira Silva , do comandante da 5ª Cia de Búzios Capitão Ibrahim, dos presidentes das cooperativas de vans da cidade, do presidente da Associação Comercial de Búzios, do  presidente da Associação de Taxistas, do vice-presidente da OAB-Búzios, do Subsecretário de Ordem Pública e do presidente fundador do Movimento LGBT de Búzios.

Segundo o Tenente Coronel André Henrique, uma das medidas tomadas pela Polícia Militar em relação aos roubos nas vans foi criar um grupo no Whatsapp para facilitar o contato dos motoristas do transporte alternativo com a polícia. Foram realizadas ainda operações e revistas nas vans no bairro da Rasa. Ele enfatizou, entretanto, a importância da população denunciar os crimes.

Para o tenente coronel, a instalação de câmeras de monitoramento na cidade e a comunicação da Guarda Municipal com a Polícia Militar, através de rádio, são medidas importantes para a segurança pública. “O guarda municipal tem que se comunicar com o policial militar. É outro desafio que a gente tem que vencer. Se tiver o contato por rádio é muito mais rápido do que ligar para o 190 ou para o DPO. A resposta é mais rápida.”

Pelo menos nos últimos dois orçamentos municipais, foram incluídos recursos para a implantação de câmeras de monitoramento na cidade. No Orçamento 2017 também há previsão orçamentária para atender a esta finalidade, no valor de R$ 955.200. Quando questionado pela assistência sobre o assunto, o subsecretário de Ordem Pública Damião Santos explicou: "No orçamento aprovado de 2016, foi incluído mais de R$500 mil para o sistema de monitoramento. A previsão da receita era oriunda dos royalties. O processo foi aberto, mas devido a queda dos royalties, o processo está parado. Este ano foi colocado de novo na previsão orçamentária, mas também como previsão de verba de royalty."

A OAB-Búzios tem um projeto que busca parceria público-privada para implantação de vídeo-monitoramento na cidade. “A nossa preocupação não era desenvolver um projeto que dependesse do Poder Público, mas buscasse parceria com comerciantes e com a rede hoteleira. A OAB está lançando esse projeto, mas tivemos dificuldade de conseguir o financiamento dele.”, explicou o vice-presidente Osmar Augusto Rodrigues Barbosa. Para aquisição de 5 câmeras e instalação, o custo seria de R$66 mil reais, sem contar a manutenção, acrescentou ele.

Durante a reunião, a população também teve oportunidade de participar, fazendo suas colocações e perguntas aos convidados. Representando o Movimento LGBT, o presidente fundador do Movimento LGBT de Búzios, Fernando Guimarães, lembrou a violência contra homossexuais na cidade. No último dia 3 de janeiro, um casal homossexual foi agredido e jogado no píer do Centro de Búzios por estarem se beijando.