sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Vereadores se Reúnem com Diretor da Prolagos
segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Os vereadores da Câmara de Búzios Joice Costa, Niltinho de Beloca, Miguel Pereira e Dom se reuniram com o diretor da Prolagos Thiago Augusto Maziero e com o gerente operacional da concessionária Douglas Jordão Barbosa na manhã de terça-feira (17) na sala de comissões. O objetivo era saber o motivo da falta de abastecimento de água em alguns locais como Alto de Búzios, Alto da Boa Vista, Baía Formosa (lado Centrinho) e Geribá. O Secretário de Obras Paulo Abranches também participou da reunião.

Segundo o diretor da Prolagos, há uma deficiência do abastecimento de água em Búzios devido à sazonalidade do município. O período crítico é do dia 26 de dezembro até 11 de janeiro."A Prolagos atende a 5 municípios e a 400 mil habitantes, cobrindo até 680 mil com a população flutuante na sazonalidade. Mas às vezes, tem que atender 1 milhão de pessoas, quando o contrato fala em 680 mil.”

A questão do esgoto também foi tratada na reunião. Thiago disse que para viabilizar obras de rede separadora no município é preciso cobrar pelo Projeto de lei do ICMS Verde. Ele esclareceu ainda a importância da população ligar sua rede de esgoto domiciliar à da Prolagos, nos locais onde a rede separadora já existe.

Conforme ele, quase 100% do Centro de Búzios tem rede separadora, mas existem ligações clandestinas no local. “Nos locais onde já há rede separadora disponível, os moradores têm que ligar sua rede de esgoto à da Prolagos e acabar com a fossa, filtro e sumidouro, que podem ser pontos de contaminação.”, acrescentou o secretário de Obras.

O mesmo problema acontece na lagoa de Geribá. O diretor da Prolagos disse que a lagoa está saneada, mas os moradores do local precisam ligar suas casas à rede de esgoto.

Já o vereador Niltinho lembrou o trecho em frente à escola Nicomedes, que mesmo com a construção de elevatórias continua com vazamento de esgoto. Thiago explicou que a bomba atual não é suficiente, mas disse que a concessionária vai trocá-la até o carnaval.

Outro problema abordado foram as caixas de gorduras dos restaurantes e pousadas no Centro. O secretário Paulo Abranches sugeriu aos vereadores a elaboração dum projeto de lei, visando estabelecer um padrão de caixa de gordura para esses estabelecimentos, feitas na calçada para facilitar a fiscalização.”No centro tem um problema de que muitos restaurantes e pousadas não têm caixa de gordura ou elas são pequenas. Isso acaba gerando entupimento da rede.", concluiu.