terça-feira, 25 de julho de 2017

Secretário de Saúde é Sabatinado na Câmara de Búzios
quarta-feira, 8 de março de 2017

Há cerca de um mês na pasta da Saúde, o secretário municipal Fábio Waknin foi sabatinado na Câmara Municipal de Búzios na sessão ordinária dessa terça-feira(07), atendendo ao Requerimento Nº 11/2017, de autoria da vereadora Gladys Nunes. O objetivo era prestar esclarecimentos sobre a secretaria. Antes de assumir a pasta, ele ocupou o cargo de diretor geral do Hospital Municipal Rodolpho Perissé.

Quando questionado sobre a interrupção do cadastramento biométrico para atendimento ambulatorial de exames à população buziana, o secretário disse que estão estudando uma forma melhor de cadastramento, pois o número de cadastrados excede o número de moradores da cidade, mesmo com o requisito de comprovação de residência em Búzios. “Hoje a gente já tá com 47 mil cadastrados, mas a população buziana é de 31mil. Então tem alguém que está chamando parente que mora no Rio ou cidade vizinha...Quem são esses beneficiados? Esse controle fica difícil. O cadastramento vai voltar, mas é preciso ver um formato onde isso não ocorra”.

Esclareceu ainda que o cadastramento só serve para o atendimento ambulatorial de exames  enquanto no hospital não pode haver distinção de atendimento, em caso de urgências. “A biometria não pode ser feita no hospital. É vedado a qualquer hospital negar atendimento de urgência, de emergência, principalmente, de paciente que tem risco de vida. A importância da biometria é para exames de rotina, não de urgência.”

Waknin também respondeu sobre o quantitativo de ambulâncias na cidade: são seis, três alugadas e três próprias. Segundo ele, 5 estão funcionando e uma van, e o município paga mensalmente R$ 62 mil com o aluguel das três ambulâncias. Três podem ser equipadas com UTI.

Falou também que o contrato com a empresa JB Alimentos, responsável pela alimentação do Hospital, foi encerrado no dia 2 de março deste ano. Conforme questionado pela vereadora Gladys Nunes, o gasto com a alimentação do hospital era de cerca R$2 milhões por ano.

A falta de remédios, os problemas do hospital - manutenção, elevador parado e climatização do 2º ambiente- e a demora para autorização de exames também foram questões apresentadas pelos vereadores durante a sabatina.

Sobre a falta de medicamentos, o secretário explicou que existem medicamentos que são de responsabilidade do município, do do estado ou da União, classificados na lista do REMUNE, RESME E RENAME, respectivamente. “A parte do Estado não tem como prever a data. A nossa parte, principalmente de medicamento do Hospital e da Policlínica, nós estamos resolvendo para esse mês.”

Para Waknin tem ocorrido um problema de judicialização, que obriga o município a arcar com medicamentos de obrigação Federal ou do Estado. “Se continuar avançando essa questão, 60 milhões (previstos para Saúde) vai ser pouco. Vai parar a saúde por judicialização de medicamentos, que são caros, e que o governo federal e do estado não assumem.” O presidente do Legislativo, João Carlos Alves de Souza, contrapôs, entretanto, questionando gastos com contratos, como o de aluguel de ambulâncias: "Sempre se coloca o problema no dinheiro que não vem do Estado.(...) O que o povo quer é que se reveja os contratos e corte aqueles que não estão realizando bem os seus serviços."

A sabatina durou aproximadamente 4h20min, excedendo o tempo da sessão, portanto as matérias do dia não foram encaminhadas e votadas nessa terça-feira.  (Assista à sabatina com o secretário de Saúde de Búzios, Fábio Waknin, https://www.youtube.com/watch?v=ZTGCZKo5OFo )