terça-feira, 25 de julho de 2017

Depois de Convocar Atual Secretário de Saúde, Vereadores de Búzios sabatinam Ex-Secretária da Pasta
segunda-feira, 10 de abril de 2017

A ex-secretária de Saúde do município de Búzios Raquel Haddad compareceu à sessão ordinária da Câmara de Vereadores na última quinta-feira(06). O objetivo era prestar esclarecimentos sobre a pasta da Saúde no período de sua gestão (novembro de 2014 ao início de 2017).

O primeiro questionamento feito pelos vereadores foi sobre o fechamento do atendimento de urgência no Hospital Rodolpho Perissé, passando à Policlínica de Manguinhos. Sobre o impacto financeiro gerado com a iniciativa, a ex-secretária de saúde não soube precisar o valor, mas apresentou algumas economias obtidas.

“Eu não trouxe esses dados totais, mas posso trazer por ofício para o presidente da Câmara. Só de exames laboratoriais, em novembro de 2015 o valor era 204 mil reais e no mesmo mês em 2016 foi de 170 mil. O valor dos exames de imagem em novembro de 2015 eram de 42 mil reais e em novembro do ano passado foi de 14 mil.”, apontou a ex-secretária.

Segundo o atual secretário da Saúde, Fábio Waknin,que também estava presente no plenário, ainda não há previsão para abertura da urgência no hospital, mantendo, entretanto, a emergência e internações nessa unidade de saúde. “A única coisa que posso informar é que existe uma emenda, que vai passar pela Câmara, para reforma da Policlínica, inclusive a parte do PU.”, acrescentou Waknin.

Outro questionamento feito pelos vereadores foi sobre o valor gasto com o aluguel das 3 ambulâncias que atendem na cidade. Segundo a vereadora Gladys Nunes, o aluguel dessas ambulâncias custam cerca de R$1 milhão e 80 mil reais por ano aos cofres públicos. A ex-secretaria esclareceu, entretanto, que no contrato inicial era 4 ambulâncias alugadas, como houve devolução de uma, ficaram três pelo valor de 750 mil e 500 reais/ ano. Atualmente o município conta com 6 ambulâncias, sendo três UTI-Móvel alugadas, duas próprias (doadas pelo Estado) e uma própria.
A demora para realização de exames e outros esclarecimentos sobre a pasta também foram abordados na sabatina, que durou aproximadamente 2h30min.

Durante o encaminhamento das matérias da pauta, os projetos de lei de iniciativa do prefeito- que pedem autorização para abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 350 mil e de R$ 677.941,88 - foram retirados da pauta, com aprovação de 5 vereadores contra 1. A finalidade dos créditos, conforme a justificativa, é atender à aquisição de material permanente para o Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé e para as unidades de Saúde, respectivamente.

Crédito Foto: Thaís Avellino