terça-feira, 25 de julho de 2017

Projeto de lei Visa Garantir Direito dos Idosos
quarta-feira, 5 de julho de 2017

Conforme a Lei Federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso) e a Lei Estadual 6559/2013 (Política Estadual do Idoso), idoso é todo aquele que possui idade igual ou superior a 60 anos.

A partir daí, visando adequar a legislação municipal de Búzios às legislações acima citadas, o vereador Niltinho de Beloca apresentou na sessão ordinária de terça-feira(04) o Projeto de lei 46/2017, que entre outras coisas estabelece que todas as leis municipais em vigor na cidade, voltadas ao idoso e que tenham como referência a idade de 65 anos, sejam alteradas para 60 anos, se adequando e atualizando suas respectivas redações, nos termos do que preceitua o artigo 1º do Estatuto do Idoso e da Política Estadual do Idoso.

O projeto prevê ainda que para obter seus direitos de gratuidade no transporte público e de desconto de 50% na compra de ingressos de cinemas, teatros e similares basta apresentar a carteira de identidade.

Durante o uso da tribuna, o autor do projeto Niltinho de Beloca justificou que apesar dessas normas já serem preconizados em lei federal e estadual, ele traz a lei ao município para reforçar o direito do idoso, que muitas vezes não é respeitado na cidade.

“Esse projeto tem como base os relatos de nossos idosos que vêm reclamando de terem dificuldades de serem aceitos nos transportes alternativos de nossa cidade, apenas com o documento de Identidade.”, justificou o vereador. E acrescentou: “Não são todos, mas alguns motoristas das vans sequer param para os idosos, quando eles fazem sinal nos pontos."

O Projeto de lei 46/2017 foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça e Redação para análise. Caso seja aprovado, passará a vigorar a partir da data de sua publicação no Boletim Oficial.