terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Versão beta 1.0.2015

Câmara de Búzios Reprova Projeto de Regulamentação do Aluguel Temporário
sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

O Projeto de Lei 48/2017 - que visa regulamentar a hospedagem residencial não-profissional, caracterizada pelo aluguel temporário de casas e apartamentos particulares por período inferior a 30 dias - foi reprovado por unanimidade na sessão ordinária de quinta-feira(30) na Câmara de Búzios.

Da tribuna, a vereadora Joice Costa explicou o parecer desfavorável da Comissão de Turismo ao projeto. “Nesse Projeto se definiu dentro da Lei Geral do Turismo, algo que é regulado em matéria de Direito Civil. Conforme o parecer da Comissão de Turismo, os contratos de aluguel por temporada de casas e apartamentos são matérias de Direito Civil, reguladas pela Lei Federal 8.245 de 1991 e também o Artigo 22, Inciso 11 da Constituição Federal. Então foi usado o mesmo texto para se aplicar a esse aluguel de imóveis residenciais. A gente sabe que é um outro contexto.”

Na legislatura passada, outro projeto de lei do Executivo semelhante- que tratava da regulamentação - foi reprovado devido a pontos polêmicos. “Eu acredito que a gente precisa primeiro resolver os gargalos: a fiscalização da Guest House, da hospedagem tipo “Cama e café”. Depois que o Poder Público resolver essa situação de regularização urbanística- que também precisa acontecer- aí a gente parte para discussão do aluguel de temporada.”, completou Joice.

Saiba Mais

O PL 48/2017 determina que o proprietário do imóvel cadastre a atividade de hospedagem residencial não-profissional junto à Secretaria Municipal de Fazenda, apresentando documentações e prevê uma vasta lista de exigências para o imóvel, que vão desde ser provido de abastecimento de água potável; estar ligado à rede pública de esgoto ou com tratamento de afluentes e coleta de resíduos sólidos até dispor de extintores de incêndio e materiais de primeiros socorros. O Projeto também estabelece a capacidade máxima de "habitante" por metro cúbico.

 

Conheça a Câmara
História da Casa Legislativa
Mesa diretora
Comissões
Vereadores
Notícias
Regime interno

Serviços
Pauta das Sessões
Sessões ao vivo

Legislativo
Leis
Proposições
Lei Orgânica Municipal

Hotsites
TV Legislativa
Portal da Transparência

Acompanhe a Câmara
Facebook
YouTube



Câmara Municipal de Armação dos Búzios
Av. José Bento Ribeiro Dantas, 5400, Manguinhos, 28950-000, Armação dos Búzios
Telefone: (22) 2633- 6300
Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Eventos da semana
SegTerQuaQuiSex