terça-feira, 25 de setembro de 2018

Fechamento de Turmas do Ensino Médio é Debatido em Audiência Pública
quarta-feira, 7 de março de 2018

A Comissão de Educação da Alerj realizou audiência pública no plenário da Câmara de Vereadores de Búzios na segunda-feira (05). A finalidade era tratar sobre o Ensino Médio no município.

“Essa audiência foi motivada pela mudança na oferta de vagas no ensino médio do município de Búzios. (…) Em janeiro nós fomos procurados pela Sepe Lagos (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação), porque no início do ano foi anunciado que seria fechado o turno da noite do ensino médio do colégio municipal Paulo Freire, o que naturalmente teria um impacto nas escolas que ofertam o ensino médio aqui da região.”, justificou o deputado Flávio Serafini, membro da comissão.

A audiência contou também com a participação de representantes da defensoria pública estadual e da Secretaria de Estado de Educação, do deputado estadual Jânio Mendes, do presidente e dos vereadores da Câmara de Búzios e ainda dos representantes da Comunidade Escolar. Do Poder Executivo de Búzios não compareceu ninguém. Havia um público expressivo na assistência.

Durante a audiência, a defensora pública dra. Eufrásia Maria Souza citou dado do  Ministério Público de 2016, que aponta que 61% dos estudantes de Búzios, em idade de ensino médio, estão fora da escola. “Esse é um dado preocupante diante do princípio que está no Plano Nacional de Educação, que é não só de acesso, mas permanência dos estudantes na escola.”, acrescentou. A meta do Plano Municipal de Educação é de permanência e ampliação de ofertas de ensino médio por parte da prefeitura.

Além da reivindicação principal pela manutenção das vagas no Paulo Freire, representantes da comunidade escolar apontaram ainda a necessidade de uma gestão mais democrática, onde seja consultada e informada sobre as decisões do governo municipal, de eleição para diretores e de melhoras estruturais dos colégios.